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Informação sobre o curso

  • Horas

    2900

  • Condições de Inscrição

    Oferta de formação, de dupla-certificação, especialmente ajustada às necessidades de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, com idade igual ou superior a 18 anos, e que não possuam uma qualificação adequada ao exercício de uma profissão ou ocupação de um posto de trabalho, permitindo a aquisição e/ ou consolidação de competências - profissionais, pessoais, sociais e relacionais - e promovendo a sua inclusão social e profissional.
    Em situações excecionais, podem aceder a este percurso, jovens com idade inferior a 18 anos, desde que o estabelecimento de ensino onde se encontra inscrito comprove a incapacidade de frequentar o mesmo.

    Os/ As destinatários/as do curso de Assistente Administrativo/a e de Apoio ao Armazém são pessoas portadoras de deficiência e/ ou incapacidade que:
    - Tenham completado os 18 anos e/ ou apresentem o diploma que confere o nível secundário de educação;
    - Estejam inscritos/as como candidatos/as a emprego no IEFP, IP.;
    - Apresentem diagnóstico clínico, pedagógico e psicológico adequado.

  • Objectivo Geral

    Organizar e executar tarefas relativas à instalação e manutenção de jardins e espaços verdes, tendo em conta as condições edafoclimáticas e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola e de proteção do ambiente.

  • Objectivos Específicos

    1 - Interpretar plantas, mapas, peças desenhadas do projeto de instalação de jardins e espaços verdes, a fim de identificar os dados necessários ao trabalho a realizar;
    2 - Preparar o terreno, para instalação de jardins e espaços verdes;
    3 - Instalar as espécies ornamentais de acordo com as orientações recebidas;
    4 - Proceder à manutenção de jardins e espaços verdes, tendo em conta os hábitos vegetativos das espécies e as condições edafo­climáticas, de acordo com as orientações recebidas;
    5 - Registar dados referentes ao trabalho realizado, de forma a fornecer os elementos técnicos e contabilísticos necessários à gestão, de acordo com as orientações recebidas;
    6 - Conduzir, operar e regular máquinas e equipamentos de jardinagem e agrícolas adequados às atividades a realizar, tais como motocultivador, charrua, grade, escarificador, fresa, máquina de corte de relva, motosserras, corta­sebes, semeadores, roçadoras, “bobcat” e pulverizadores, de acordo com as orientações recebidas;
    7 - Executar a conservação e a limpeza dos equipamentos e instalações inerentes ao trabalho desenvolvido.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias afirmativas, interrogativas e ativas.
    Métodos afirmativos: Expositivo; Demonstratitvo;
    Métodos interrogativos: Dedutivo, Interrogativo;
    Métodos ativos: Projetos, trabalhos de pesquisa, estudos de caso, trabalhos de grupo, Brainstorming’s e Role Play’s e primazia por sessões de prática simulada.

  • Conteúdos Programáticos

    SABERES
    Noções de:
    1. Cartografia/escalas.
    2. Fisiologia das plantas.

    Conhecimentos de:
    3. Agrimensura.
    4. Cálculo numérico.
    5. Solo e fertilidade do solo.
    6. Morfologia e taxonomia das plantas.
    7. Estilos de jardins. 8. Influência do clima na atividade agrícola.
    9. Preparação do terreno.
    10. Preparação de viveiros.
    11. Processos de aplicação de corretivos e fertilizantes.
    12. Processos de propagação de plantas.
    13. Processos de sementeira.
    14. Processos de plantação.
    15. Processos de rega e drenagem.
    16. Processos de retancha, poda e enxertia.
    17. Processos de controlo de infestantes.
    18. Processos de proteção de plantas.
    19. Condução e regulação de máquinas e equipamentos de jardinagem e agrícolas adequados ao exercício da atividade.
    20. Manutenção e conservação de instalações e de máquinas e equipamentos de jardinagem e agrícolas adequados ao exercício da atividade.
    21. Condução de tratores agrícolas, motocultivadores com equipamento agrícola montado ou rebocado.
    22. Normas legais de circulação rodoviária (Código da Estrada e legislação complementar).
    23. Segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola.
    SABERES-FAZER
    1. Interpretar peças desenhadas.
    2. Utilizar as técnicas de cálculo numérico.
    3. Utilizar as técnicas de preparação do terreno.
    4. Utilizar as técnicas de preparação de viveiros.
    5. Utilizar as técnicas de propagação de plantas.
    6. Utilizar as técnicas de aplicação de corretivos e fertilizantes.
    7. Utilizar as técnicas de sementeira.
    8. Utilizar as técnicas de plantação.
    9. Utilizar as técnicas de rega e drenagem.
    10. Utilizar as técnicas de proteção de plantas.
    11. Utilizar as técnicas de retancha, poda e enxertia.
    12. Utilizar as técnicas de controlo de infestantes.
    13. Utilizar as técnicas de condução e regulação de máquinas e equipamentos de jardinagem e agrícolas adequados ao exercício da atividade.
    14. Utilizar as técnicas de manutenção e conservação de instalações e de máquinas e equipamentos de jardinagem e agrícolas adequados ao exercício da atividade.

    SABERES-SER
    1. Organizar as atividades de forma a responder às solicitações do serviço, interagindo com os outros elementos da equipa de trabalho.
    2. Integrar as normas de proteção e melhoria do ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola e as boas práticas agrícolas no exercício da atividade.

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