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Informação sobre o curso

  • Horas

    400

  • Condições de Inscrição

    Oferta de formação contínua especialmente ajustada às necessidades de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam melhorar as respetivas qualificações, visando a manutenção do emprego, a progressão na carreira, ou o ingresso ou reingresso no mercado de trabalho, ajustando ou aumentando as suas qualificações, de acordo com as suas necessidades, das empresas e do mercado de trabalho.
    Em situações excecionais, podem aceder a este percurso, jovens com idade inferior a 18 anos, desde que o estabelecimento de ensino onde se encontra inscrito comprove a incapacidade de frequentar o mesmo.

    Os/ As destinatários/as do curso de Lavandaria e Tratamento de Roupa são pessoas portadoras de deficiência e/ ou incapacidade que:
    - Tenham completado os 18 anos e/ ou apresentem o diploma que confere o nível secundário de educação;
    - Estejam inscritos/as como candidatos/as a emprego no IEFP, IP.;
    - Apresentem diagnóstico clínico, pedagógico e psicológico adequado;
    - Possuam formação inicial ou experiência profissional ajustada e em áreas conexas com a área de formação;

  • Objectivo Geral

    O Curso de Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Assistente Administrativo/a e de Apoio ao Armazém, destina-se maioritariamente a um grupo de jovens com Perturbação do Espetro do Autismo, que frequentaram formação inicial na área do trabalho administrativo e de apoio ao armazém e visa colmatar algumas das principais lacunas detetadas em contexto de trabalho, bem como o aperfeiçoamento e treino de competências para as quais estes jovens mostraram maior aptidão e interesse.

  • Objectivos Específicos

    Os/As participantes deste curso, que o concluam com aproveitamento deverão ser capazes de:
    - Identificar os conceitos de stress, suas causas e consequências, bem como identificar e aplicar técnicas preventivas de controlo e gestão do stress profissional;
    - Aplicar técnicas de atendimento ao público, aplicando as atitudes e comportamentos associados a cada etapa;
    - Identificar as barreiras e os fatores facilitadores do processo de comunicação e de atendimento ao público;
    - Identificar e aplicar os princípios básicos da comunicação telefónica e presencial;
    - Desenvolver a comunicação assertiva no contexto das organizações e aprender a gerir situações de reclamações;
    - Identificar as técnicas de organização pessoal e gestão do tempo, de forma a distinguir os momentos de trabalho, dos momentos de lazer;
    - Utilizar ferramentas eletrónicas na gestão documental;
    - Identificar os diversos equipamentos de exposição de mercadorias e aplicar técnicas de promoção do produto, seguindo instruções diretas;
    - Identificar possíveis origens de quebra de mercadorias e respetivas medidas de prevenção;
    - Desenvolver estilos de comportamento assertivo;

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias afirmativas, interrogativas e ativas.
    Métodos afirmativos: Expositivo; Demonstrativo;
    Métodos interrogativos: Dedutivo, Interrogativo;
    Métodos ativos: Projetos, trabalhos de pesquisa, estudos de caso, trabalhos de grupo, Brainstorming’s e Role Play’s e primazia por sessões de prática simulada.

  • Conteúdos Programáticos

    - Gestão do stress profissional
    - Técnicas de atendimento ao público
    - Acolhimento e encaminhamento de clientes e fornecedores
    - Comunicação empresarial presencial e telefónica
    - Tratamento e encaminhamento de reclamações
    - Organização pessoal e gestão do tempo
    - Gestão informatizada de documentos
    - Exposição e reposição de artigos
    - Prevenção de quebra das mercadorias
    - Comunicação interpessoal e assertividade

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