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  • Duração2900.0 horas
Condições de Inscrição

Oferta de formação, de certificação profissional, especialmente ajustada às necessidades de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, com idade igual ou superior a 18 anos, e que não possuam uma qualificação adequada ao exercício de uma profissão ou ocupação de um posto de trabalho, permitindo a aquisição e/ ou consolidação de competências - profissionais, pessoais, sociais e relacionais - e promovendo a sua inclusão social e profissional.
Em situações excecionais, podem aceder a este percurso, jovens com idade inferior a 18 anos, desde que o estabelecimento de ensino onde se encontra inscrito comprove a incapacidade de frequentar o mesmo.

Os/ As destinatários/as do curso de Assistente Administrativo/a e de Apoio ao Armazém são pessoas portadoras de deficiência e/ ou incapacidade que:
- Tenham completado os 18 anos e/ ou apresentem o diploma que confere o nível secundário de educação;
- Estejam inscritos/as como candidatos/as a emprego no IEFP, IP.;
- Apresentem diagnóstico clínico, pedagógico e psicológico adequado.

Área de Formação

Hotelaria e Restauração

Objectivo Geral

Este percurso de qualificação, estruturado a partir de Unidades de Formação de Curta Duração do Catálogo Nacional de Qualificações, destinado a pessoas com deficiência ou incapacidade, designadamente pessoas com alteração das funções mentais, multideficiência e outras, visa o desenvolvimento de conhecimentos teórico-práticos e comportamentos de trabalho necessários ao desenvolvimento de tarefas correntes do serviço de hotelaria e restauração, nomeadamente de cozinha, mesa e bar, adequadas às necessidades de qualificação destes públicos.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias afirmativas, interrogativas e ativas.
Métodos afirmativos: Expositivo; Demonstratitvo;
Métodos interrogativos: Dedutivo, Interrogativo;
Métodos ativos: Projetos, trabalhos de pesquisa, estudos de caso, trabalhos de grupo, Brainstorming’s e Role Play’s e primazia por sessões de prática simulada.

Conteúdos Programáticos

Noções de:
- Língua inglesa e francesa (comunicação ao nível do utilizador elementar utilizando vocabulário técnico específico);
- Matemática (operações básicas de cálculo, proporções e percentagens);
- Sistema internacional de unidades de medida (pesos, distâncias, volumes e temperaturas);
- Nutrição e dietética (composição dietética dos alimentos e seu valor alimentar);
- Controlo de qualidade;
- Características dos alimentos e bebidas serviços em restaurante e bar, sua composição dietética e valor alimentar, origens e características das receitas e bebidas;
- Organização da cozinha, bar e sala de refeições;

Conhecimentos de:
- Vocabulário técnico-específico;
- Nutrição e dietética;
- Legislação alimentar e da atividade profissional;
- Saúde, higiene e segurança alimentar e profissional;
- Empratamento e decoração;
- Microbiologia dos alimentos (desenvolvimento de bactérias, leveduras e bolores e bolores e seus factores condicionantes);
- Matemática (operações básicas de cálculo, proporções e percentagens);
- Técnicas de acolhimento e atendimento de públicos com necessidades especiais;

Conhecimentos aprofundados de:
- Gastronomia e receituários de cozinha;
- Processos de confecção dos produtos de cozinha;
- Funcionamento e conservação dos produtos de cozinha e bar;
- Funcionamento e conservação dos equipamentos e utensílios de cozinha e bar;
- Processos de acondicionamento e conservação dos produtos de cozinha;

Saber-fazer:
- Verificar as características e a qualidade das matérias-primas e dos produtos semi-preparados;
- Acondicionar e armazenar as matérias-primas;
- Preparar os ingredientes, consultando as fichas técnicas e respeitando as condições de higiene alimentar;
- Selecionar e preparar os equipamentos e utensílios necessários, consultando receitas e especificações técnicas e respeitando as condições de higiene e utilização;
- Efetuar a limpeza e a preparação das matérias-primas a utilizar na confecção de refeições e bebidas;
- Proceder à cozedura ou sujeição ao frio, das composições preparadas, em tempos e quantidades adequadas;
- Empratar os alimentos e efetuar a respetiva decoração;
- Técnicas de preparação de sandwiches e refeições simples;
- Tipos e processos de fabrico de bebidas;
- Técnicas de confecção de bebidas compostas;
- Preparar entradas, acepipes e cuverts de acordo com o tipo de serviço a executar;
- Preparar, confecionar e decorar aperitivos sólidos e pequenas refeições;
- Preparar, confecionar e decorar bebidas;
- Preparar carnes, peixes, crustáceos, aves e outros alimentos, já confecionados, realizando o respetivo empratamento em sala;
- Preparar diversas frutas em sala;
- Manter as condições de higienização e de utilização do equipamento e utensílios, utilizando as técnicas e os produtos adequados, no respeito pelas normas de conservação e de higiene;
- Controlar o estado de conservação das matérias-primas e produtos alimentares do serviço restaurante/bar;


Saber-ser:
- Facilitar o relacionamento interpessoal com os colegas e a chefia, com vista à criação de um bom ambiente de trabalho;
- Demonstrar sentido de responsabilidade e capacidade de iniciativa, autodomínio, destreza, autonomia, empenho e disponibilidade;
- Organizar o seu posto de trabalho de forma a poder responder às solicitações do serviço, interagindo com os outros elementos da equipa;
- Evidenciar cuidados de higiene pessoal;
- Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar;
- Adaptar-se a novos equipamentos, tecnologias e utensílios;

Destinatários

Médicos Dentistas