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Informação sobre o curso

  • Horas

    2900

  • Condições de Inscrição

    Oferta de formação, de certificação profissional, especialmente ajustada às necessidades de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, com idade igual ou superior a 18 anos, e que não possuam uma qualificação adequada ao exercício de uma profissão ou ocupação de um posto de trabalho, permitindo a aquisição e/ ou consolidação de competências - profissionais, pessoais, sociais e relacionais - e promovendo a sua inclusão social e profissional.
    Em situações excecionais, podem aceder a este percurso, jovens com idade inferior a 18 anos, desde que o estabelecimento de ensino onde se encontra inscrito comprove a incapacidade de frequentar o mesmo.

    Os/ As destinatários/as do curso de Assistente Administrativo/a e de Apoio ao Armazém são pessoas portadoras de deficiência e/ ou incapacidade que:
    - Tenham completado os 18 anos e/ ou apresentem o diploma que confere o nível secundário de educação;
    - Estejam inscritos/as como candidatos/as a emprego no IEFP, IP.;
    - Apresentem diagnóstico clínico, pedagógico e psicológico adequado.

  • Objectivo Geral

    Este percurso de qualificação, estruturado a partir de Unidades de Formação de Curta Duração do Catálogo Nacional de Qualificações, destinado a pessoas com deficiência ou incapacidade, designadamente pessoas com alteração das funções mentais, multideficiência e outras, visa o desenvolvimento de conhecimentos teórico-práticos e comportamentos de trabalho necessários ao desenvolvimento de tarefas correntes do serviço de hotelaria e restauração, nomeadamente de cozinha, mesa e bar, adequadas às necessidades de qualificação destes públicos.

  • Objectivos Específicos

    Os participantes deste curso que concluam com aproveitamento serão capazes de:
    - Colaborar no processo de armazenamento das matérias-primas utilizadas no serviço de cozinha e bar, assegurando o estado de conservação das mesmas;
    - Colaborar no processo de confecção de refeições e preparação do serviço de bar;
    - Efetuar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios do serviço, verificando as existências e controlando o seu estado de conservação;
    - Colaborar no arranjo da sala de refeições/ bar de acordo com as características do (s) serviço (s) a executar;

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias afirmativas, interrogativas e ativas.
    Métodos afirmativos: Expositivo; Demonstratitvo;
    Métodos interrogativos: Dedutivo, Interrogativo;
    Métodos ativos: Projetos, trabalhos de pesquisa, estudos de caso, trabalhos de grupo, Brainstorming’s e Role Play’s e primazia por sessões de prática simulada.

  • Conteúdos Programáticos

    Noções de:
    - Língua inglesa e francesa (comunicação ao nível do utilizador elementar utilizando vocabulário técnico específico);
    - Matemática (operações básicas de cálculo, proporções e percentagens);
    - Sistema internacional de unidades de medida (pesos, distâncias, volumes e temperaturas);
    - Nutrição e dietética (composição dietética dos alimentos e seu valor alimentar);
    - Controlo de qualidade;
    - Características dos alimentos e bebidas serviços em restaurante e bar, sua composição dietética e valor alimentar, origens e características das receitas e bebidas;
    - Organização da cozinha, bar e sala de refeições;

    Conhecimentos de:
    - Vocabulário técnico-específico;
    - Nutrição e dietética;
    - Legislação alimentar e da atividade profissional;
    - Saúde, higiene e segurança alimentar e profissional;
    - Empratamento e decoração;
    - Microbiologia dos alimentos (desenvolvimento de bactérias, leveduras e bolores e bolores e seus factores condicionantes);
    - Matemática (operações básicas de cálculo, proporções e percentagens);
    - Técnicas de acolhimento e atendimento de públicos com necessidades especiais;

    Conhecimentos aprofundados de:
    - Gastronomia e receituários de cozinha;
    - Processos de confecção dos produtos de cozinha;
    - Funcionamento e conservação dos produtos de cozinha e bar;
    - Funcionamento e conservação dos equipamentos e utensílios de cozinha e bar;
    - Processos de acondicionamento e conservação dos produtos de cozinha;

    Saber-fazer:
    - Verificar as características e a qualidade das matérias-primas e dos produtos semi-preparados;
    - Acondicionar e armazenar as matérias-primas;
    - Preparar os ingredientes, consultando as fichas técnicas e respeitando as condições de higiene alimentar;
    - Selecionar e preparar os equipamentos e utensílios necessários, consultando receitas e especificações técnicas e respeitando as condições de higiene e utilização;
    - Efetuar a limpeza e a preparação das matérias-primas a utilizar na confecção de refeições e bebidas;
    - Proceder à cozedura ou sujeição ao frio, das composições preparadas, em tempos e quantidades adequadas;
    - Empratar os alimentos e efetuar a respetiva decoração;
    - Técnicas de preparação de sandwiches e refeições simples;
    - Tipos e processos de fabrico de bebidas;
    - Técnicas de confecção de bebidas compostas;
    - Preparar entradas, acepipes e cuverts de acordo com o tipo de serviço a executar;
    - Preparar, confecionar e decorar aperitivos sólidos e pequenas refeições;
    - Preparar, confecionar e decorar bebidas;
    - Preparar carnes, peixes, crustáceos, aves e outros alimentos, já confecionados, realizando o respetivo empratamento em sala;
    - Preparar diversas frutas em sala;
    - Manter as condições de higienização e de utilização do equipamento e utensílios, utilizando as técnicas e os produtos adequados, no respeito pelas normas de conservação e de higiene;
    - Controlar o estado de conservação das matérias-primas e produtos alimentares do serviço restaurante/bar;


    Saber-ser:
    - Facilitar o relacionamento interpessoal com os colegas e a chefia, com vista à criação de um bom ambiente de trabalho;
    - Demonstrar sentido de responsabilidade e capacidade de iniciativa, autodomínio, destreza, autonomia, empenho e disponibilidade;
    - Organizar o seu posto de trabalho de forma a poder responder às solicitações do serviço, interagindo com os outros elementos da equipa;
    - Evidenciar cuidados de higiene pessoal;
    - Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar;
    - Adaptar-se a novos equipamentos, tecnologias e utensílios;

  • Destinatários

    Médicos Dentistas

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