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Informação sobre o curso

  • Horas

    2900

  • Condições de Inscrição

    Oferta de formação, de certificação profissional, especialmente ajustada às necessidades de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, com idade igual ou superior a 18 anos, e que não possuam uma qualificação adequada ao exercício de uma profissão ou ocupação de um posto de trabalho, permitindo a aquisição e/ ou consolidação de competências - profissionais, pessoais, sociais e relacionais - e promovendo a sua inclusão social e profissional.
    Em situações excecionais, podem aceder a este percurso, jovens com idade inferior a 18 anos, desde que o estabelecimento de ensino onde se encontra inscrito comprove a incapacidade de frequentar o mesmo.

    Os/ As destinatários/as do curso de Assistente Administrativo/a e de Apoio ao Armazém são pessoas portadoras de deficiência e/ ou incapacidade que:
    - Tenham completado os 18 anos e/ ou apresentem o diploma que confere o nível secundário de educação;
    - Estejam inscritos/as como candidatos/as a emprego no IEFP, IP.;
    - Apresentem diagnóstico clínico, pedagógico e psicológico adequado.

  • Objectivo Geral

    Este percurso de qualificação, adaptado a partir do Catálogo Nacional de Qualificações, destinado a pessoas com Perturbações do Neurodesenvolvimento e do Autismo, visa a transmissão de conhecimentos e competências para o exercício da função de Assistente Administrativo/a e de Apoio ao Armazém, sendo constituído por um conjunto de atividades e tarefas repetitivas e rotineiras, adequadas a estes públicos, nas quais os mesmos serão uma mais-valia face aos restantes trabalhadores das empresas.

  • Objectivos Específicos

    Os participantes deste curso que concluam com aproveitamento serão capazes de:
    - Executar tarefas relacionadas com o expediente geral da empresa ou serviço público, de acordo com procedimentos estabelecidos, utilizando equipamento informático e equipamento e utensílios de escritório.
    - Registar e atualizar dados, manualmente ou utilizando aplicações informáticas específicas da área administrativa;
    - Efetuar o serviço de estafeta interno e externo da empresa e/ ou serviço público, designadamente na entrega e recolha de documentação e/ ou mercadoria.
    - Efetuar as operações de entrada de mercadorias em armazém;
    - Efetuar a movimentação e acondicionamento das mercadorias no armazém, assegurando a sua manutenção e conservação;
    - Colaborar na execução das atividades de identificação e de controlo das mercadorias e dos materiais.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias afirmativas, interrogativas e ativas.
    Métodos afirmativos: Expositivo; Demonstratitvo;
    Métodos interrogativos: Dedutivo, Interrogativo;
    Métodos ativos: Projetos, trabalhos de pesquisa, estudos de caso, trabalhos de grupo, Brainstorming’s e Role Play’s e primazia por sessões de prática simulada.

  • Conteúdos Programáticos

    Noções de:
    - Organização empresarial/ serviço público;
    - Organização do trabalho;
    - Informática na ótica do utilizador (processamento de texto, folha de cálculo, correio electrónico e base de dados);
    - Distribuição no comércio e na atividade económica;
    - Atividade e funcionamento comercial das empresas;
    - Logística;
    - Informática enquanto utilizador, nomeadamente de equipamentos e aplicações específicas das áreas comercial e logística.

    Conhecimentos de:
    - Arquivo de correspondência e outra documentação;
    - Registo e expedição de correspondência;
    - Materiais e equipamentos de escritório;
    - Procedimentos de recepção e expedição de mercadorias;
    - Procedimentos de identificação e de controlo das mercadorias e materiais;
    - Manuseamento, armazenamento e conservação de mercadorias;

    Saber-fazer:
    - Utilizar os materiais e equipamentos necessários à execução do trabalho administrativo;
    - Utilizar as aplicações informáticas no registo de informação;
    - Aplicar técnicas de registo e expedição de correspondência;
    - Aplicar as técnicas de arquivo de correspondência e de outra documentação;
    - Utilizar os equipamentos de reprodução, organização e agrupamento da documentação;
    - Identificar e utilizar os documentos respeitantes à atividade do Armazém;
    - Aplicar as técnicas de manuseamento, armazenagem e conservação das mercadorias;
    - Aplicar os procedimentos de codificação, registo e etiquetagem de mercadorias;
    - Aplicar as técnicas de acondicionamento, e embalamento de mercadorias de acordo com as especificidades das mesmas;
    - Aplicar os procedimentos de elaboração de inventários;


    Saber-ser:
    - Manter organizado o posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações do serviço;
    - Integrar as normas de segurança, higiene e saúde da sua atividade.
    - Adoptar comportamentos facilitadores no relacionamento com diferentes interlocutores.

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