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Informação sobre o curso

  • Horas

    2750

  • Condições de Inscrição

    Oferta de formação, de dupla-certificação, especialmente ajustada às necessidades de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, com idade igual ou superior a 18 anos, e que não possuam uma qualificação adequada ao exercício de uma profissão ou ocupação de um posto de trabalho, permitindo a aquisição e/ ou consolidação de competências - profissionais, pessoais, sociais e relacionais - e promovendo a sua inclusão social e profissional.
    Em situações excecionais, podem aceder a este percurso, jovens com idade inferior a 18 anos, desde que o estabelecimento de ensino onde se encontra inscrito comprove a incapacidade de frequentar o mesmo.

    Os/ As destinatários/as do curso de Empregado/a de Andares são pessoas portadoras de deficiência e/ ou incapacidade que:
    - Tenham completado os 18 anos e/ ou apresentem o diploma que confira a escolaridade obrigatória;
    - Estejam inscritos/as como candidatos/as a emprego no IEFP, IP.;
    - Apresentem diagnóstico clínico, pedagógico e psicológico adequado.

  • Objectivo Geral

    Proceder à execução do serviço de limpeza, arrumação e decoração dos quartos, andares e zonas comuns e do serviço de lavandaria/rouparia da unidade hoteleira, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes.

  • Objectivos Específicos

    1 - Efetuar o trabalho de limpeza, arrumação e decoração dos quartos, andares e zonas comuns;
    2 - Assegurar a assistência a clientes durante a sua estadia;
    3 - Colaborar com o serviço de lavandaria/ rouparia;
    4 - Controlar o estado de conservação dos equipamentos da área do alojamento da unidade e dos produtos de consumo e materiais necessários ao serviço de limpeza e arrumação dos quartos, andares e zonas comuns e ao serviço de lavandaria/ rouparia;
    5 - Colaborar no aprovisionamento e gestão do stock dos produtos de consumo e dos materiais necessários aos serviços, com o seu superior hierárquico, nomeadamente, no controlo do stock dos produtos de higiene pessoal e dos produtos de limpeza necessários à limpeza dos quartos, casas de banho e roupas;
    6 - Participar na elaboração periódica do inventário de roupas, dos objetos e dos equipamentos afetos aos serviços.
    7 - Preencher documentação relativa ao exercício da sua atividade, nomeadamente, o registo dos quartos/ andares limpos, das roupas rececionadas e das devolvidas e dos objetos encontrados.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias afirmativas, interrogativas e ativas.
    Métodos afirmativos: Expositivo; Demonstratitvo;
    Métodos interrogativos: Dedutivo, Interrogativo;
    Métodos ativos: Projetos, trabalhos de pesquisa, estudos de caso, trabalhos de grupo, Brainstorming’s e Role Play’s e primazia por sessões de prática simulada.

  • Conteúdos Programáticos

    SABERES Noções de:
    1. Matemática – cálculo numérico.
    2. Técnica hoteleira.
    3. Legislação hoteleira e da atividade profissional.
    4. Organização do serviço de alojamento.
    5. Conservação dos equipamentos hoteleiros.
    6. Técnicas de aprovisionamento e gestão de stocks em serviço de alojamento.
    7. Técnicas de costura.
    8. Técnicas de decoração hoteleira.
    9. Sistemas de gestão da qualidade, da segurança e do ambiente.
    10. Informática aplicada ao serviço de alojamento.

    Conhecimentos de:
    11. Língua portuguesa.
    12. Língua inglesa e outra língua estrangeira (conversação elementar e utilização de vocabulário técnico específico).
    13. Relações interpessoais e comunicação.
    14. Tipologia, propriedades e características dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de lavandaria/rouparia.
    15. Tipologia, propriedades e características dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de limpeza e arrumação dos quartos e zonas comuns.
    16. Técnicas de conservação dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de lavandaria/rouparia.
    17. Técnicas de conservação dos produtos de consumo e dos materiais do serviço de limpeza e arrumação dos quartos e zonas comuns.
    18. Segurança de pessoas e bens na atividade hoteleira.
    19. Saúde, higiene e segurança profissional e hoteleira.
    20. Técnicas do serviço de lavandaria.

    Conhecimentos aprofundados de:
    21. Técnicas do serviço de limpeza e arrumação dos quartos e zonas comuns.
    22. Técnicas do serviço de rouparia.

    SABERES-FAZER
    1. Utilizar as técnicas de limpeza e arrumação de quartos, andares e zonas comuns.
    2. Aplicar as técnicas de execução de arranjos decorativos nos quartos, andares e zonas comuns.
    3. Aplicar os procedimentos estabelecidos para a assistência aos clientes, nomeadamente clientes especiais, do serviço de andares/quartos e de lavandaria/rouparia.
    4. Aplicar os procedimentos adequados à resolução/tratamento de reclamações e sugestões de clientes.
    5. Aplicar programas de qualidade, de higiene e segurança no trabalho.
    6. Identificar os princípios de funcionamento da unidade, assim como, os serviços à disposição dos clientes.
    7. Aplicar as normas e procedimentos de sistemas de gestão na área da qualidade, do ambiente e da segurança.
    8. Utilizar os procedimentos adequados à prossecução da receção de roupas.
    9. Utilizar os procedimentos adequados à devolução/armazenamento de roupas.
    10. Aplicar as técnicas de operação de máquinas de lavagem de roupas e os respetivos procedimentos.
    11. Aplicar as técnicas de operação de máquinas de tratamento de roupas e os respetivos procedimentos.
    12. Utilizar as técnicas de costura de roupas.
    13. Aplicar os procedimentos de verificação do estado de conservação dos equipamentos da área de alojamento.
    14. Identificar e caracterizar os produtos de consumo e os materiais utilizados no serviço de limpeza e arrumação dos quartos, andares e zonas comuns.
    15. Identificar e caracterizar os produtos de consumo e os materiais utilizados no serviço de lavandaria/rouparia.
    16. Utilizar os procedimentos e as técnicas de conservação e de armazenamento dos produtos de consumo e dos materiais utilizados no serviço de limpeza e arrumação dos quartos, andares e zonas comuns.
    17. Utilizar os procedimentos e as técnicas de conservação e de armazenamento dos produtos de consumo e dos materiais utilizados no serviço de lavandaria/rouparia. 18. Aplicar as técnicas e os procedimentos de aprovisionamento e gestão dos stocks dos produtos de consumo e dos materiais necessários ao serviço de alojamento.
    19. Utilizar os procedimentos adequados à elaboração de inventários.
    20. Utilizar os procedimentos de preenchimento de documentos de controlo relativos à sua atividade.
    21. Exprimir-se oralmente e por escrito de forma a facilitar a comunicação com clientes nacionais e estrangeiros e com outros interlocutores.
    22. Utilizar os meios informáticos aplicados ao serviço de alojamento.

    SABERES-SER
    1. Identificar¬se com os objetivos e a cultura da organização.
    2. Comunicar, a nível interno e externo à organização, com interlocutores diferenciados.
    3. Tomar iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas para a resolução de problemas decorrentes de solicitações e reclamações de clientes.
    4. Adaptar¬se a novas situações e formas de organização do trabalho.
    5. Facilitar o relacionamento interpessoal a nível interno e externo à organização.
    6. Motivar os clientes para a utilização dos serviços da unidade.

  • Destinatários

    Médicos Dentistas

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